quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sismo

Durante os 5 anos que estudei em Évora, lembro-me de terem havido vários sismos e de nunca os ter sentido. Toda a gente achava estranhíssimo mas a verdade é que, sempre que houve sismos eu ia a andar no meio da rua, pelo que nunca senti nada.

Esta noite acordei por volta da 1:37h com o quarto todo a tremer... esperei para perceber que reacção deveria ter... Nestas situações fico sempre extremamente calma, o que é óptimo. Lembro-me de ter pensado que, se a situação piorasse, teria de ir para debaixo da ombreira da porta ou da mesa da cozinha. Tal não foi necessário. Lembro-me também de ter pensado que a minha zona é de construções antigas...

Mas digo-vos desde já que me assustei bastante. A sensação de acordar à toa com o quarto a abanar por todos os lados não foi propriamente agradável.

Nas notícias fala-se em 5 a 7 segundos sentidos pelas pessoas. A mim pareceu-me muito mais e, muito honestamente, acho mesmo que foram mais do que meros segundos.

Não consegui adormecer logo de seguida... aproveitei para responder a uma mensagem. Esperei pelas réplicas... até que adormeci.

Imagino, se cá foi isto com uma magnitude de 6.0 na escala de Richter, o que sentirão as pessoas naqueles países em que há sismos de magnitudes mais elevadas?

Namastè

Sem comentários: