sexta-feira, 9 de outubro de 2009

O meu tio Narciso

É aquele tio com quem não estou muitas vezes mas de quem gosto muito. É pacato, brincalhão e animado. Não é irmão de nenhum dos meus pais, casou-se foi com a minha tia Ana Maria. E ainda bem, porque assim ganhei um tio mesmo fixe!

Desde pequena que esta é a minha opinião sobre o meu tio Narciso. Mas por contingências maiores, a visão que temos das pessoas muda. E muito.

Era dia 5 de Setembro e a minha irmã fazia 7 anos. Reuniu-se a família toda. A dada altura fui até ao escritório mostrar umas fotos à mulher do meu primo, e a minha tia Ana Maria apareceu pouco depois. Sem mais nem menos desatou a chorar e agarrou-se a mim, o que me fez enconstar a porta para tentar falar com ela e acalmá-la. O meu tio Narciso tinha sido operado, e a médica encontrou um tumor. Maligno. Mas mandou o tecido para análise para ter certezas antes de falar com o meu tio. Então a minha decidiu esconder esse segredo do meu tio durante um mês. Esta Terça-feira soube-se o resultado. É um tumor maligno mas que, segundo a médica, dentro do mau, é muito bom.

E muda tudo. Muda a vontade de estar com ele, a forma como olhamos para vida e para a família, mudam as prioridades. No próximo fim de semana vou, pela primeira vez em dois anos, almoçar ao Feijó. E dar um grande abraço ao meu tio Narciso.

Namastè

Sem comentários: