quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A bisavó Joana

A bisavó Joana nasceu em 1897 e, em 1999, morreu com 101 anos. Foi por pouco que não atravessou três séculos diferentes. Com 96 anos partiu uma perna, lembro-me de a ir visitar ao último quarto do último andar do hospital de Portalegre. Na altura o médico tentou preparar-nos para o pior, mas a bisavó Joana deu-lhe um baile e decidiu que ainda não era a altura dela. Ainda iria cá andar mais 5 anos.

Tinha os olhos azuis mais bonitos que eu já vi na minha vida. Meigos, sinceros, genuínos e puros. Era aquela figura mítica da família, o único motivo que conseguia juntar a família toda, mas toda mesmo! Nos casamentos e baptizados pode faltar alguém, mas ninguém faltava ao aniversário da bisavó Joana.

Ontem seria o aniversário dela, acho que ninguém da família jamais se esquecerá desta data. Até porque, depois da morte da bisavó Joana, a família não voltou a estar toda junta.

Eu chamo-me Joana exactamente porque, quando nasci, a minha mãe quis homenagear a avó dela. Ah, e a minha mãe disse para eu deixar aqui registado que a bisavó Joana teve 7 filhos e, aos 45 anos, duas gémeas. Era uma mulher de armas. Era pois. Espero fazer jus ao nome!

Namastè :)

2 comentários:

Ana Paula disse...

:))) fiquei com a lagriminha no canto do olho mas muito bom recordar essa grande Mulher.

Queria acrescentar duas coisas:

1) conheço outros olhos iguais, no mesmo tom. Os da minha irma. Toda ela igual!

2) com 101 anos apenas as duas gemeas a acompanharam... uma liçao de vida!

Coccinella disse...

Obrigada primaça! É bom relembrá-la assim, em família :) Beijo enorme